13/09/2008

HIIT - High Intensity Interval Training

E se eu te contasse que você pode queimar mais gordura fazendo menos aeróbicos? Bom, com o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (também conhecido como HIIT – High Intensity Interval Training) você vai conseguir, irá queimar mais gordura enquanto passará menos tempo na academia. Neste artigo eu vou explicar como obter os melhores resultados através deste novo e revolucionário tipo de treino cardiovascular.

Provavelmente você já ouviu falar, como o resto de nós, que a fim de queimar a maior quantidade de gordura possível você precisa fazer exercício aeróbico (esteira, bike, elíptico, o que for) em intensidade moderada por um período de tempo entre 20 e 60 minutos. Claro que esse treino irá mandar a gordura embora, mas o HIIT é uma forma mais eficiente e atlética para condicionar o sistema cardiovascular e queimar gordura ao mesmo tempo.

COMO O HIIT FUNCIONA

Com o HIIT, você irá se exercitar mais intensamente do que você normalmente se exercita, mas em um tempo muito menor, que vai de 25% a 50% do tempo que você gastaria normalmente no equipamento aeróbico de sua escolha. O HIIT é tão intenso e eficaz que você só vai precisar fazê-lo por 15 a 20 minutos, no máximo!

Veja como se faz:

* Vá para o equipamento aeróbico de sua preferência (esteira, bicicleta, remo, elíptico, etc.) e faça um aquecimento de 5 minutos;
* Alongue-se apropriadamente e você está pronto pra começar;
* Comece numa intensidade moderada e fique nisso por 1 minuto, e então acelere a intensidade para 90% ou 95% da sua Taxa Cardíaca Máxima (MHR – Maximum Heart Rate - Veja a calculadora AQUI);
* Continue nesse passo acelerado por 15 a 20 segundos, então reduza a intensidade voltando à intensidade inicial;
* Não faça isso por mais de 15 minutos;
* Depois desses 15 minutos termine o seu treino com um “cool down” (desaceleração) em intensidade leve por 5 mintos... e finalmente, alongue-se novamente;

Se você fizer isso direito eu garanto que você vai estar totalmente exausto depois de uns 20 minutos de treino.

BENEFÍCIOS DO HIIT

Um estudo da Universidade Laval no Québec, Canadá, concluiu que o HIIT ajudou as pessoas envolvidas no estudo a perder nove (isso mesmo, nove!) vezes mais gordura do que aqueles que treinaram à moda tradicional (velocidade moderada por 20 a 60 minutos). Combine o HIIT com o seu programa de musculação e faça o seu metabolismo subir até o espaço!

O motivo pelo qual o HIIT funciona tão bem é esse:

* Quando você se exercita em alta intensidade, você queima mais calorias por quilo de peso corporal;
* Treinos de alta intensidade, tais como a musculação e o HIIT aumentam os níveis do hormônio do crescimento (GH) no organismo;
* Acelera o metabolismo do corpo durante o dia inteiro!

O que isso significa para você? Quando mais calorias você queima em um dia, quanto mais peso você é capaz de perder. Mesmo que a perda de peso não seja a sua meta, o HIIT é perfeito para você! Atletas sentirão ganhos maiores ao fazer o HIIT do que se mantivessem no treino cardiovascular tradicional.

A não ser que você esteja treinando para uma maratona, você não mantém um passo constante durante o esporte que você pratica. Todos eles, seja o futebol, seja o basquete, seja o baseball, todos eles têm um ponto onde você precisa “mudar de marcha” e correr com tudo.

O HIIT não irá apenas auxiliar o seu sistema cardiovascular, como também irá treinar o sistema ATP/CP. Você não vai apenas aumentar a sua resistência cardiovascular, mas irá melhorar a sua velocidade normal e de explosão também!

O que é ATP?
Também conhecido como trifosfato de adenosina, o ATP é peça-chave na liberação de energia. O ATP é um nucleotídeo derivado da adenosina que fornece grandes quantidades de energia às células através de vários processos bioquímicos, incluindo contração muscular e metabolismo do açúcar, através da hidrólise do ATP, tendo como produto final o ADP (difosfato de adenosina).

CONCLUSÃO

Eu vou deixar que o estudo fale por si só. O HIIT fornece um treinamento mais eficaz em um período menor de tempo! Qualquer um pode se beneficiar com o HIIT, seja uma pessoa que queira perder peso, seja um jogador de futebol profissional treinando para o próximo brasileirão! Dê uma chance ao HIIT e eu estou certo de que você nunca mais vai voltar a fazer treino cardiovascular da maneira tradicional!

By Justin Palermo
Traduzido por Rafaaa

4 comentários:

Sofia disse...

Parou com o blog porque?? Volta! Gostei do conteúdo...

Rafael disse...

Curti o blog. Continue, por favor.

Anônimo disse...

Ja fiz o HIIT por alguns meses e eh o melhor tipo de exercicio q ja fiz. fiquei viciada, me sentia otima. eu pequei as mujsicas q me animam e editei, deixando-as rapidas por 10 seg e normais por 20 segundos, dai nao precisava contar mentalmente o tempo.funcionou mto bem. So tem uma desvantagem,IMHO, esse tipo de exercicio aumenta MUITO a fome! Dai fiquei assustada e acabei desistindo! mas acho q mesmo comendo mto, manti meu peso....

Anônimo disse...

gostaria de começar o HIIT na esteira como faço?