18/06/2008



Se você está com aqueles quilinhos a mais e, sentindo que aquela calça não está entrando mais, pintou uma vontade de emagrecer? Empenhe-se em cumprir este objetivo. Chegou a hora de você emagrecer e ter mais saúde.

Além da estética, existem vários motivos para você tomar a decisão de emagrecer, pois a obesidade é uma doença e como tal, envolve riscos e doenças associadas, como diabetes melito tipo 2, hipertensão arterial e vários tipos de câncer. Sendo assim, quando você está no peso certo, além de estar bem com você mesma, você previne doenças. Mais um motivo para seguir em frente.

Como sempre, existem pessoas interessadas num emagrecimento rápido, sem medir as conseqüências dos seus atos. Dietas da moda ou atitudes ligadas ao emagrecimento estão ficando cada vez mais comuns.

Esses tipos de dietas podem promover a perda de peso rápida, mas não são ideais pelos seguintes motivos:

* São nutricionalmente inadequadas;

* Requerem alimentos caros ou preparações demoradas;

* Não ajudam o indivíduo a criar bons hábitos alimentares e o ganho de peso volta a ocorrer;
Estão ligadas a redução de algum alimento ou nutriente;

* A eliminação de peso costuma ser a base de líquidos e massa magra (músculo) ao invés de gordura.

Veja abaixo alguns tipos de hábitos inadequados e suas conseqüências:

Jejum: Ficar um longo período sem se alimentar vai fazer com que seu organismo mobilize as reservas de proteínas e gorduras, ou seja, haverá uma adaptação para obtenção de energia. Assim você perde massa magra (músculo) e gordura ao mesmo tempo. Assim, o seu emagrecimento se torna mais lento, pois você estará perdendo músculo, que é metabolicamente ativo. Além do metabolismo ficar mais lento, haverá a presença de sintomas como fraqueza, cansaço, dor de cabeça.

Dietas com alto teor de proteínas: Resultam em perda de peso rápido causada pela diurese (aumento da urina) associada a uma excreção de cetonas (resultado da quebra da gordura). A perda de peso referente à água é rapidamente recuperada, há um baixo teor de ferro, cálcio e, às vezes, vitamina B12. A ingestão de alimentos ricos em proteínas aumenta a quantidade de gordura saturada e colesterol no organismo, que provoca risco de doenças do coração.
Substitutos de refeições (vitaminas, frutas ou sucos no lugar da refeição): Haverá um baixíssimo valor calórico na refeição, a pessoa continuará com fome e não agüentará seguir esse tipo de dieta por muito tempo. Resultam em perda de peso, mas não modificam hábitos alimentares e a recuperação do peso costuma ser rápida. O ideal é mudar alguns hábitos antigos, que são tão difíceis de serem mudados, como o consumo freqüente de doces, a ingestão deficiente de hortaliças, comer na quantidade certa e não sempre um pouquinho a mais, enfim, iniciar uma batalha contra os abusos alimentares e a favor da sua saúde.

Fonte: Vila Equiibirio

17/06/2008

Muitas pessoas chegam a comprar aparelhos, mas por falta de conhecimento, disciplina e vontade, usam algumas vezes e acabam inutilizando-os. Embora eles venham acompanhados de fotos e instruções, o ideal seria executar os exercícios com a orientação de um profissional de Educação Física. Assim, ele verifica a maneira como você está fazendo os movimentos, além de montar um programa progressivo, para que você consiga atingir os seus objetivos. Levando em conta o seu nível de condicionamento, principalmente se você for iniciante nos exercícios, pois poderá aprender como fazer os movimentos corretamente e só


depois treinar sozinha, para que obtenha benefícios e evite lesões.

Existem vários modelos no mercado, mas para fazer uma boa compra, sugiro que você peça a opinião do seu professor e compre um aparelho adequado a você. Relacionamos abaixo, alguns dos aparelhos, mais utilizados por aí. Com suporte para colocar peso (anilhas), permitindo maior sobrecarga:

- Ab Queens;
- Abdominal solo Ab 400;
- Ab profissional.

Sem suporte para peso:
- Reniar (Queens);
- Kenkorp;
- Ab Slimmer.

- Power Shapper:
Apresenta uma prancha acolchoada que sustenta o tronco durante o movimento e um suporte para os pés, que permite trabalhar a parte inferior do abdome. É essencial um bom posicionamento no aparelho para não prejudicar, principalmente a cervical.
- Ab Rocker:
Cadeira similar aos aparelhos das academias. Não permite aumentar a sobrecarga.
- Ab Slide:
Este aparelho é pequeno, tem uma roda e dois pegadores laterais. Não é indicado para iniciantes.

Sugestões
-Ao comprar um aparelho, verifique se ele é muito pesado, dificultando a locomoção, prefira os aparelhos com suporte para pesos para que você possa aumentar a carga do exercício, verifique se ele vem com fotos e instruções e se o colchonete é confortável;
- Experimente o aparelho antes de comprá-lo;
- Faça uma pesquisa de preços (podem variar de R$ 60,00 a R$ 200,00);
- Faça alongamentos antes e depois dos abdominais;
- Mantenha uma regularidade com os exercícios.

Treino para quem está iniciando

- Parte superior: deitada, flexione as pernas e apoie a cabeça na almofada. Suba e desça o tronco sem encostá-lo no chão. Inspire na descida e solte o ar na subida. Faça três séries de 20 repetições.
- Parte superior e inferior (grupado): faça o mesmo movimento do exercício anterior, com a flexão das pernas simultaneamente. Faça três séries de 15 repetições.
- Oblíquos: Mesmo movimento do exercício para a parte superior, com as pernas caídas na lateral. Faça duas séries de 15 repetições para cada lado.

Para que você obtenha bons resultados é necessário ter um plano alimentar balanceado e fazer exercícios aeróbios (caminhar, correr, nadar, etc...) pelo menos 3x por semana, com 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima (220 - idade).