18/06/2008



Se você está com aqueles quilinhos a mais e, sentindo que aquela calça não está entrando mais, pintou uma vontade de emagrecer? Empenhe-se em cumprir este objetivo. Chegou a hora de você emagrecer e ter mais saúde.

Além da estética, existem vários motivos para você tomar a decisão de emagrecer, pois a obesidade é uma doença e como tal, envolve riscos e doenças associadas, como diabetes melito tipo 2, hipertensão arterial e vários tipos de câncer. Sendo assim, quando você está no peso certo, além de estar bem com você mesma, você previne doenças. Mais um motivo para seguir em frente.

Como sempre, existem pessoas interessadas num emagrecimento rápido, sem medir as conseqüências dos seus atos. Dietas da moda ou atitudes ligadas ao emagrecimento estão ficando cada vez mais comuns.

Esses tipos de dietas podem promover a perda de peso rápida, mas não são ideais pelos seguintes motivos:

* São nutricionalmente inadequadas;

* Requerem alimentos caros ou preparações demoradas;

* Não ajudam o indivíduo a criar bons hábitos alimentares e o ganho de peso volta a ocorrer;
Estão ligadas a redução de algum alimento ou nutriente;

* A eliminação de peso costuma ser a base de líquidos e massa magra (músculo) ao invés de gordura.

Veja abaixo alguns tipos de hábitos inadequados e suas conseqüências:

Jejum: Ficar um longo período sem se alimentar vai fazer com que seu organismo mobilize as reservas de proteínas e gorduras, ou seja, haverá uma adaptação para obtenção de energia. Assim você perde massa magra (músculo) e gordura ao mesmo tempo. Assim, o seu emagrecimento se torna mais lento, pois você estará perdendo músculo, que é metabolicamente ativo. Além do metabolismo ficar mais lento, haverá a presença de sintomas como fraqueza, cansaço, dor de cabeça.

Dietas com alto teor de proteínas: Resultam em perda de peso rápido causada pela diurese (aumento da urina) associada a uma excreção de cetonas (resultado da quebra da gordura). A perda de peso referente à água é rapidamente recuperada, há um baixo teor de ferro, cálcio e, às vezes, vitamina B12. A ingestão de alimentos ricos em proteínas aumenta a quantidade de gordura saturada e colesterol no organismo, que provoca risco de doenças do coração.
Substitutos de refeições (vitaminas, frutas ou sucos no lugar da refeição): Haverá um baixíssimo valor calórico na refeição, a pessoa continuará com fome e não agüentará seguir esse tipo de dieta por muito tempo. Resultam em perda de peso, mas não modificam hábitos alimentares e a recuperação do peso costuma ser rápida. O ideal é mudar alguns hábitos antigos, que são tão difíceis de serem mudados, como o consumo freqüente de doces, a ingestão deficiente de hortaliças, comer na quantidade certa e não sempre um pouquinho a mais, enfim, iniciar uma batalha contra os abusos alimentares e a favor da sua saúde.

Fonte: Vila Equiibirio

0 comentários: