23/04/2008


Para que serve a testosterona ? Ela simplesmente faz você ficar maior, com menos gordura, mais inteligente, mais energético e é a base dos esteroides anabolizantes. Que tal maximizar a sua produção natural de testosterona ?

O hormônio testosterona é o pai da construção muscular, porque promove a síntese protéica. Independente do objetivo do seu treino, se é ficar maior, mais explosivo, mais magro ou forte, a testosterona é o esteroide que pode fazer um mundo de diferença nos seus resultados. Com um pouco de testosterona você não chega a lugar nenhum, e com excesso(esteroides) pode acabar tendo sofrendo de graves efeitos colaterais.

O corpo humano odeia qualquer tipo de excesso, principalmente de Testosterona. Mas se você maximizar a produção do mesmo naturalmente, você pode perceber um aumento de massa muscular e queima de gordura considerável em um curto período de tempo.

Conquistar biceps gigantes e supinar com cargas monstruosas não é a única função do testosterona. Quando os níveis de testo estão altos, você pode presenciar um aumento no apetite sexual(libido), na energia e ainda se proteger contra a osteoporose. O cérebro ama testosterona também: funções como memória e atenção aumentam consideravelmente.

E obviamente quando os níveis deste hormônio estão baixos, você vai sentir um declínio grande em várias funções do corpo. Não preciso fazer muito esforço para convencer você da importância da maximização da produção da testosterona não é mesmo ?

Segue abaixo, cinco dicas para maximizar este poderoso hormônio:

1. Treine com exercícios compostos

A alteração mais simples que você pode fazer ao seu treinamento para aumentar a testosterona é dar preferência a exercícios compostos, como supino reto, agachamento livre e levantamento terra. Exercícios compostos recrutam muito mais músculos para realizar somente um movimento, isto leva a um aumento considerável no estresse metabólico: a fórmula perfeita para liberar mais testosterona.

Você não precisa fazer uma série inteira somente com exercícios compostos, mas certifique-se de que em todos os grupos musculares os exercícios compostos estão presentes.

Pesquisas feitas por vários cientistas mostraram que movimentos compostos são mais efetivos na liberação de testosterona comparados com exercícios isolados. Quando você executa exercícios isoladores por exemplo, é recomendado que faça somente depois de ter feito um exercício composto. Com a liberação de testosterona devido aos exercícios compostos, você pode ter ganhos superiores com os isoladores.

Resumo: Sempre comece o treino com um exercício composto, somente depois vá para os isoladores.

2. Treine com volume!

Não adianta fazer exercícios compostos se você não utilizar volume. Você precisa de uma quantidade de séries suficiente para maximizar a produção de testosterona sem queimar massa muscular.

Resumo: Faça de 4 a 5 séries com até 6 repetições em exercícios compostos como: supino, agachamento livre e terra.

3. Treine com Alta Intensidade

Nós já discutimos quais exercícios são bons e a necessidade de volume no treino, mas não se esqueça que você tem que suar a camisa, ficar batendo papo e fazer social dentro da academia pode prejudicar seriamente os seus ganhos. Se o seu treino tiver uma intensidade baixa, o mesmo vai ser para a liberação de testosterona. Respeite a relação entre volume e intensidade. Isto não é uma recomendação para você buscar a falha em toda série(HIT), mantenha o volume e tente descansar o mínimo possível entre as séries.

4. Consumir obrigatóriamente um shake pós-treino com carboidratos e proteínas.

Nada melhor do que um shake com carboidratos de alto índice glicêmico(dextrose) com uma proteína de rápida absorção(whey) para cortar a ação dos hormônios catabólicos(que quebram o tecido muscular e usam como fonte de energia, ocasionando perda de massa) e ativar os hormônios anabólicos.

5. Consuma Colesterol

Testosterona é um derivado do colesterol. E o corpo não produz naturalmente, ou seja, você tem que ingerir.

Ninguém está dizendo para você fazer a dieta do palhaço(McDonalds) e virar um hipertenso. Uma dieta típica carnívora já contem a quantidade necessária de colesterol para promover a produção natural de testosterona. Não tire a carne vermelha e ovos inteiros da sua dieta, “não exagere e não evite”. Como falamos no início do artigo, o corpo odeia qualquer tipo de excesso.

Palavras Finas

Fique ligado aos sintomas de baixo nível de testosterona tais como: libido baixa, problemas de atenção, falta de energia, perda de massa muscular e facilidade para acumular gordura. Vá ao médico e peça um exame de sangue para checar o seu testosterona total. O testosterona de um adulto deve estar pelo menos em 800ng/dL.

Fonte: Hipertrofia.org

15 comentários:

Anônimo disse...

sua anta nordestina!!!!! é ÓBVIO q o corpo produz colesterol sim!!!!!! e isso ocorre no fígado!!! puta q paaaaariu viu!! nao é atoa q marombeiro tem fama de burrrrro mesmo!!!!!!

Unknown disse...

parece que o burro és tu!!!!!!1

Anônimo disse...

anta nordestina eh a mae!!!!
oque tem haver nordestino com falta de inteligencia!!

va se fude otário!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

é nordestino não antas, são jumentos... huahauhaua ... mas q o cara q falou q o corpo nao produz testosterona é burro é burro... ou jumento nordestino... ehehe...

Anônimo disse...

* O nosso corpo usa o colesterol para produzir hormonas que nos ajudam a lidar com o stress e protegem contra doenças cardíacas e cancerígenas.
* O nosso corpo necessita do colesterol para produzir hormonas sexuais, incluindo androgenos, testosterona, estrogénio, progesterona e DHEA.
* O nosso corpo usa o colesterol para produzir vitamina D, vital para os ossos e o sistema nervoso, o crescimento adequado, metabolismo mineral, tónus muscular, produção de insulina, reprodução, e o funcionamento do sistema imunitário.
* Os sais biliares são feitos de colesterol. A bílis é vital para a digestão e a assimilação das gorduras alimentares.
* O colesterol age como um antioxidante, protegendo-nos contra os danos dos radicais livres que levam às doenças cardíacas e cancerígenas.
* O colesterol é necessário para a função correcta dos receptores da serotonina no cérebro, o químico de "bem estar" natural do corpo. .
* O leite materno é particularmente rico em colesterol e contém um enzima especial que ajuda o bebé a utilizar este nutriente.
* O colesterol alimentar desempenha um papel importante na manutenção da saúde da parede intestinal.
* O corpo usa o colesterol para reparar as células danificadas. (Enig, Fallon, 2006, p.25)

Anônimo disse...

oque tem aver o cara ser nordestino???
eu acho que vcs deviam pensar mais noque vcs falam...preconceituosos...

Anônimo disse...

Legal se colesterol + musculação = testosterona vou viver em academias e lanchonetes ;D é axo que é um esforço apetitoso xP

Anônimo disse...

o cara que fala em anta nordestina não deve saber que a maior índice de aprovação em concursos do País e dos Estados nordestinos; não por que os nordestinos sejam mais inteligentes, mas por que a forma como o sistema de ensino funciona e os hábitos favorecem estes resultados. Ou seja, todos são iguais, e quem chama algém de burro, pode até ser inteligente, mas com certeza é inconveniente, mau-educado, grosseiro; resumindo: um imbecil!

Anônimo disse...

Fui ao urologista ontem e o mesmo me disse que a quantidade de testosterona máxima é 800 e não a mínima como vc disse.

Anônimo disse...

Esse cara deve ser um viadinho sudestino, jumento é a puta que te pariu!

Anônimo disse...

Pow cara maior soação chamar nós nordestinos de burro!!
Mais já consegui receita pra comprar Durateston, tô fazendo musculação e não tô vendo desenvolvimento!!

Anônimo disse...

o cara falar mal de nordestino é a pior besteira q ta fazendo, se existe nordestino analfabeto, tambem existe sudestinos analfabetos. É o cara ser burro demais...isso so pode ser coisa de muleque mesmo,criançao, gente q quer ser melhor do q os outros. cara vc ainda é desse tempo... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs buaaaaaaaaaaaaaaaa.... SOU NORDESTINO COM MAIOR ORGULHO.

Anônimo disse...

meu pau tem 19,5 e tenho 16 anos... isso é normal?

Fábio S. Clemente disse...

Apesar da galera ficar meio esquentadinha ai... vamos com calma galera... o artigo que vc postou foi muito útil pra mim, eu li artigos sobre musculação em vários lugares, e essa maneira de maximizar um pouco a testosterona é bem interessante...
eu aprendi que a falta de consumo de vitamina "E" causou a esterilidade em ratos em pesquisas , isso pode indicar que ela esta relacionada aos hormônios, se for assim, pode significar que seu aumento na dieta pode ajudar na manutenção e produção de hormônios no corpo?
se for assim suas dicas e um aumento no consumo de vitamina "E" vai acelerar resultados de muita gente. eu testei isso da vitamina "E" junto com 2l a 4l de leite de soja em média por dia adicionado a dieta normal ,depois adicionei com uma medida extra de óleo de soja no leite , pois é rico em vitamina "E", no inicio com o leite de soja adicionado a dieta, alem claro na quela época eu ter consumido complexo vitamínico comum algumas vezes, não sempre pois não dava para ser e eu não era muito regrado, e malhava em casa,sem ajuda de aparelhos especiais... em poucos meses meus músculos hipertrofiaram de tal forma que meu apelido foi Homem-bomba, por que meus amigos não acreditavam que de magrinho eu tivesse ganhado tanta massa muscular em tão pouco tempo e depois com o óleo de soja puro adicionado no leite a coisa ficou ainda melhor, eu suportava grandes cargas e me sentia ainda energizado, eu malhava a noite, e após os treinos me alimentava em menos de uma hora as vezes ia dormir , isso era 5 dias por semana , as vezes era tanta energia que me esforçar dava prazer, as vezes prazer na exaustão dos exercícios, tudo sem ter tomado anabolizantes,mas isso foi em um período entre meus 16 e 19 anos,quando o hormônio no adolescente ainda esta alto.nunca tomei esteroides anabolizantes,tentei aumentar os hormônios de forma natural , e até hoje acho que tem gente que desconfia disso... isso pode ter relação com a dieta ou é uma reação particular do meu físico.Bem, isso não sei, e se tiver seria bom combinar com essas dicas que você colocou no seu artigo,pode ser uma boa maneira de atingir resultados bem rapidamente..., tá ai uma boa pesquisa para um novo artigo no seu blog... valeu! e novamente achei interessante o artigo